XLIF – Acesso extremo lateral transpsoas minimamente invasivo
Código: XLIF001

Descrição:
O procedimento XLIF permite o acesso à coluna através de uma abordagem direta, lateral retroperitoneal. Os pontos de referência anatômicos que o cirurgião deve considerar ao preparar-se para esta técnica são: a crista ilíaca, a 12 ª costela, e a margem lateral dos músculos eretores da coluna.

Duas pequenas incisões serão feitas durante este procedimento. O cirurgião usará a primeira incisão, localizada próximo da borda lateral dos músculos eretores da coluna, para acessar o espaço retroperitoneal e guiar com segurança o Dilatador XLIF inicial para o músculo psoas. A segunda incisão, localizada em uma posição direta lateral, será usada para colocar os Dilatadores e Retrator, e dará acesso ao espaço do disco. Esta técnica de duas incisões foi desenvolvida especificamente para oferecer um acesso simples e eficiente à coluna, minimizando o potencial de lesão peritoneal.

Acesso Retrop eriton eal
O processo de alternar a tesoura sem corte e dissecção com o dedo é usado para entrar com segurança no espaço retroperitoneal. Uma vez que o dedo indicador estiver dentro do espaço, um movimento suave de varredura é usado para anteriormente liberar o peritônio e criar um espaço seguro através do qual os Dilatadores e retrator passarão. O Dilatador XLIF inicial passará primeiro através das camadas de músculos oblíquos e encontrar o dedo indicador exatamente dentro do espaço retroperitoneal. O dedo indicador, então, acompanhará o Dilatador com segurança passando pelo peritônio até a superfície do músculo psoas.
Acesso Transpsoas
Uma vez que o Dilatador XLIF inicial estiver na superfície do músculo psoas, o clipe é conectado ao Dilatador. Conforme o Dilatador avançar através do psoas, o cirurgião utilizará o NVM5 para evitar os nervos do plexo lombar. A trajetória direta lateral visando aproximadamente o meio do disco minimiza a chance de encontrar um nervo e garante que os vasos anteriores permaneçam bem anterior ao corredor de acesso. Uma vez encaixado na coluna, o Dilatador é afixado ao disco com um fio Kirschner e a dilatação subsequente e a retração intensa do músculo estabelecerá o corredor operatório.